AS 8 PRINCIPAIS CAUSAS DE INFELICIDADE DO EMPREGADOR


Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTFL-TM, ITIL

Segundo alguns especialistas não existe felicidade no trabalho, ele é feito para trabalhar, sem distrações ou ilusões, e que, prazeres, alegrias, liberdade e romance só devem ser perseguidos fora do horário de trabalho.

Quando publiquei em maio deste ano AS 10 PRINCIPAIS CAUSAS DE INFELICIDADE NO TRABALHO na visão do empregado, um amigo empresário me perguntou por que não escrevia também sobre as causas de infelicidade no trabalho sob a ótica do empregador. Vou relacionar as 8 fontes de infelicidade que considero como as mais relevantes. Se alguém se lembrar de mais alguma, por favor, me ajude a completar a lista.

As minhas experiências como empreendedor não me deixaram muitas saudades, já tive serralheria, loja de produtos agropecuários, floricultura, consultoria em TI e um bar noturno. E nesta odisséia descobri que são inúmeras as angústias, temores e dilemas que afligem o empresário brasileiro, variando desde a motivação pessoal, família, sócios, empregados, governos, impostos, lei trabalhista e fornecedores. A relação abaixo não segue necessariamente uma ordem de importância.

1 – A falta de tempo para vida pessoal
Diante da dedicação que uma empresa exige, na maioria das vezes é impossível para o empresário viver um relacionamento intenso com a família. Ele sofre pressões constantes por não dar atenção suficiente ao cônjuge e aos filhos, como por exemplo, não ajudando nas lições de casa ou não cumprindo as promessas de viagem com a família. As reuniões intermináveis e a jornada excessiva o impede de desfrutar outras dimensões da vida, como lazer e esportes, e é comum nestes casos provocar danos sérios à saúde.

2 – A política econômica e a carga tributária brasileira
A carga tributária brasileira é muito elevada e de má qualidade na incidência, cumulativa e complexa, inibindo os investimentos produtivos e dificultando o crescimento da empresa. As taxas de juros embora já tenham caído bastante, ainda estão mais altas do que precisariam. Outro problema é que o prazo médio de recebimento dos clientes é superior a 45 dias, enquanto que o de pagamento dos tributos que mais afetam o fluxo de caixa, como as contribuições previdenciárias e o PIS e a Cofins, é de, no máximo, 40 dias, isto é, a empresa tem o fluxo de caixa afetado porque paga os impostos antes de receber pelas vendas ou pelos serviços prestados.

3 – O aumento da competição
A competitividade é entendida como o coração do sucesso ou do fracasso das empresas. Empresas de todo o mundo enfrentaram uma competição crescente, tanto nacional quanto internacional, à medida que as barreiras ao comércio internacional caem e a interferência dos governos diminui. No Brasil existe um aumento da competição globalizada em todos os setores por conta da economia aquecida. Esta competição muitas das vezes é desleal ou subsidiada, podendo repercutir na queda do lucro da empresa.

4 – A falta de qualificação técnica dos empregados
Muitas vezes a formação e a experiência da mão-de-obra contratada é inadequada ou insuficiente para a função. De acordo com pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral com 130 companhias, responsáveis por 22% do PIB, 92% das empresas estão com dificuldade para contratar profissionais. A solução tem sido contratar o profissional sem experiência, treiná-lo e capacitá-lo com cursos moldados à necessidade, correndo o risco de perdê-lo para o concorrente depois de formado.

5 – A burocracia publica
A burocracia publica e os atrasos nos processos e aprovações que dependem dos órgãos públicos além de prejudicar as atividades, geram gastos enormes para a empresa. Os lucros poderiam ser superiores se diminuíssem as rotinas exigidas pelo poder publico. Para se desvencilharem da burocracia a empresa precisam contratar advogados, contadores e despachantes.

6 – Os conflitos entre sócios
Os sócios devem ter os mesmos objetivos e trabalhar para a empresa caminhar na mesma direção. Sociedades onde os sócios não compartilham das mesmas ambições podem provocar desavenças, disputas e separações. Os principais elementos para uma sociedade dar certo são: confiança, honestidade, transparência, respeitar os talentos individuais e compartilhar os mesmos valores e visão.

7 – A inadimplência de clientes
A inadimplência no País está crescendo influenciada pela política monetária restritiva do governo. A falta ou atrasos de pagamentos pode comprometer a vida do negócio. No caso das empresas, os aspectos mais danosos são o encarecimento do crédito para capital de giro e a desaceleração gradual da atividade econômica.

8 – Os relacionamento com fornecedores
As empresas estão travando verdadeiras batalhas com os fornecedores por melhores custos, melhor qualidade e melhores prazos de pagamento e entrega, e como nos casamentos, quando a parceria com o fornecedor é afetada por uma crise, os problemas enfrentados no dia-a-dia vêm à tona com dimensões gigantescas. Como resultado, muitas vezes isso arruina o relacionamento e acabam com as chances de chegar a um consenso sobre um acordo que traga benefícios para ambas as partes.
Diversas habilidades do empreendedor são fundamentais para o bom desempenho da empresa, e uma das principais é saber lidar com os problemas que surgem no dia-dia. Saber tomar as decisões corretas nas horas certas, principalmente nos momentos de adversidade é um fator determinante para o sucesso do negócio e a felicidade do proprietário.

A vida da maioria dos empresários não é um mar de rosas como a maioria das pessoas pensam, é uma ilusão a idéia de que todos eles trabalham pouco e ganham muito dinheiro. Na realidade trabalha-se muito, o dinheiro não cai do céu e os problemas listados acima são bem reais. Mas como tudo na vida, a empresa terá sucesso se for administrada com paixão e comprometimento.

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