COMO AUMENTAR AS CHANCES DO SEU PROJETO DE TESTE



Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL

O processo teste é uma parte importante da qualidade de software, e precisa ser gerenciado com a mesma eficácia que qualquer outro. No seu conceito mais simples, o gerenciamento de teste é a prática de organizar e controlar o processo e os artefatos necessários para o esforço de teste. Parece fácil, mas não é.

Na realidade, gerenciar testes é difícil mesmo nas melhores circunstâncias. Essencialmente todo projeto de teste para ser bem sucedido precisa de três componentes: ser entregue no prazo, dentro do orçamento e com o grau de qualidade esperada. Infelizmente para obter este resultado não existem soluções mágicas.

O gerente de teste precisa equilibrar os interesses da empresa com o recurso orçamentário escasso, o tempo limitado, o escopo da demanda em constante mudança, as tecnologias incompatíveis e as exigências inatingíveis de algumas pessoas irracionais. Resumindo, gerenciar testes é o somatório da gestão de pessoas, gestão da tecnologia, gestão empresarial, gestão dos riscos e gestão das expectativas. Enfim, é um grande exercício de malabarismo.

Mas calma, nem tudo está perdido, vamos relacionar alguns conselhos úteis que podem ajudar a aumentar as chances de seu projeto de teste dar certo. Boa sorte!

Monte uma “Grande” Equipe

O fator mais importante para o sucesso de qualquer projeto são as pessoas. Os membros de sua equipe precisam ter bons conhecimentos de teste, habilidades para utilizar estes conhecimentos, atitude para querer usa-los e intuição para perceber as possibilidades e oportunidades.

Mantenha esta equipe integrada e motivada. Lidere pelo exemplo e trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Se você der respeito você terá respeito. As pessoas são leais a quem respeitam.

Comece a Testar Cedo

Embora isso possa parecer uma sugestão óbvia, poucos projetos de software verdadeiramente aplicam este conceito. Assim que os casos de uso estiverem suficientemente desenvolvidos os procedimentos de teste devem ser derivados. Se um projeto não está utilizando casos de uso, então os testes podem ser derivados da validação de requisitos iniciais. O desenvolvimento de ensaios tão rapidamente quanto possível ajuda a aliviar as restrições de prazo.

Negocie com Cuidado

Cuidado com o que promete, apesar da pressão de prometer o impossível, nunca assuma um compromisso que você sabe que não poderá cumprir. A realidade é que ninguém gosta de modificar datas assumidas, mas não podemos fingir que o problema não existe.

Fácil de dizer, mas às vezes difícil de fazer. Especialmente se os recursos de prazo, equipe e orçamento forem limitados. Verifique se todos os interessados estão sendo informados sobre os riscos, as mudanças e os impactos. Mantenha a calma e gerencie as mudanças necessárias. Negociação é a palavra-chave.

Seja Flexível

O que era importante no início, agora pode ter uma prioridade menor. Testes e flexibilidade são palavras que você não esperaria ver juntas em uma mesma frase, mas no mundo da qualidade podemos encontra-las. Nos projetos de teste as coisas nem sempre saem como planejamos, na verdade, muitas vezes as coisas não saem como planejamos, e quando ficar fora do controle o que você não pode fazer é ficar parado. Reavalie se seus critérios de qualidade ainda são válidos. Não tenha medo de mudar a abordagem, pois assim como os riscos e as prioridades, ela também pode mudar.

Incentive sua equipe para tentar novas abordagens. Diferentes abordagens podem ou não funcionar, mas incentivar sua equipe a ser flexível e buscar outras soluções pode trazer resultados surpreendentes.

Mantenha os Stakeholders Informados

Apesar deste conceito estar mudando, ainda em muitas empresas a área de qualidade de software é vista somente como custo ou um “mal necessário”. Uma das razões para isso é o desconhecimento do processo de teste pela alta administração destas empresas. Uma atividade muito importante da gestão de teste é proporcionar informações que permitam não somente o entendimento do processo pelos stakeholders, mas também ajuda-los na tomada de decisões, procure identificar seus interesses e expectativas. A gestão deve fornecer relatórios completos e adequados de todas as informações pertinentes. Status do andamento em tempo real, acompanhamento das metas de qualidade e dos resultados dos testes devem ser disponibilizados.

Siga uma Metodologia

Você pode decidir se vai utilizar uma metodologia pronta ou criar os seus próprios processos. Mas use processos documentados. Dessa forma, você vai garantir que todos da equipe estão falando a mesma linguagem e concentrando os esforços na mesma direção. Use uma abordagem incremental, construa um pouco de cada vez, obtenha opiniões e aprovações, e mantenha uma evolução controlada.

Utilize uma ferramenta para gestão dos testes (planejamento, modelagem, execução e defeitos), as métricas e os relatórios ficarão mais fáceis de serem implementados e você conseguirá reproduzir seus testes mais rapidamente.

Gerencie os Riscos

Um risco é um problema potencial que pode afetar o sucesso de seu projeto, um problema que ainda não aconteceu, e que você gostaria de mantê-lo assim. Todos sabem dos grandes problemas dos projetos de testes: problemas de comunicação com as equipes de desenvolvimento, especificações incompletas, ambíguas ou inexistente, constante mudanças nos requisitos, isto para citar apenas alguns. Gerencie os riscos, analise os impactos e as implicações nos prazos.

Identificar os possíveis fatores de risco não é suficiente. Você também tem que avaliar a ameaça relativa que cada um representa para que possa concentrar sua energia de gestão de risco. Para gerenciar cada risco, selecione as ações de mitigação para reduzir a probabilidade ou o impacto. Identifique planos de contingência caso suas ações de mitigação não forem eficazes.

Mantenha Bons Relacionamentos

Um Gerente de Teste precisa construir e manter relacionamentos fortes, não só na área de testes, mas com os outros departamentos de TI e as áreas de negócios. Conheça as pessoas que fazem as coisas acontecer. Você nunca sabe quando vai precisar desesperadamente de um servidor novo ou terá que agendar uma reunião urgente com o único analista que conhece o aplicativo.

Registre as Lições Aprendidas

Registre as lições aprendidas em cada etapa do projeto para compartilhá-la com a equipe e a organização, para que todos possam beneficiar da experiência dolorosamente adquirida. Escreva as lições aprendidas de forma neutra, de tal forma que não fique óbvio se aprendemos a lição porque acertamos ou porque cometemos um erro.

Guarde o esforço e o tempo real gasto em cada atividade e compare com a suas estimativas. Estes dados serão o histórico que ajudará nos processos de estimativa do futuro.

Colocar em pratica estes conselhos pode não ser tão fácil quando parece, e com certeza eles não resolverão todos os seus problemas. Mas, não se esqueça de que você escolheu trabalhar com Garantia de Qualidade, e quando um software é entregue ao cliente com alta qualidade, você e sua equipe adicionaram valor no processo e que vocês também são responsáveis por este sucesso.

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