VALE A PENA SEGURAR UM FUNCIONÁRIO DESMOTIVADO?
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL
Conta uma lenda empresarial que um dia um líder de TI foi transferido de área em sua empresa, e que alguns de seus ex-funcionários
pediram para que fossem transferidos com ele, pois não estavam satisfeitos e desmotivados com a nova gestão. O líder então solicitou a transferência,
inclusive porque sua nova área estava necessitando de mais recursos. Recebeu uma
resposta negativa, com a alegação de que não havia motivos para insatisfação e desmotivação,
e que na verdade “achavam” que estes funcionários estavam muito felizes e
que ele não deveria se preocupar.
Mas apesar de todos saberem que isto não era a verdade nada foi feito e o líder foi taxado de “antiético”. E qual o motivo real de não serem liberados? É que aqueles funcionários eram excelentes profissionais e a área não queria perde-los.
Mas apesar de todos saberem que isto não era a verdade nada foi feito e o líder foi taxado de “antiético”. E qual o motivo real de não serem liberados? É que aqueles funcionários eram excelentes profissionais e a área não queria perde-los.
Pouco tempo depois alguns daqueles
profissionais pediram demissão, outros se afastaram para tratamento de saúde e os
demais estão procurando recolocação em empresas concorrentes.
Moral da história: Vale a pena tentar
segurar um funcionário insatisfeito e desmotivado a qualquer custo? Quem perde?
Quem ganha? Bem, neste caso, quase todos perderam, exceto os concorrentes.
Qualquer semelhança com a vida real, não é mera
coincidência.
Oi Bozzeda,
ResponderExcluirTudo bom? Espero que sim.
Estou com muitas saudades!!!
Adorei a matéria!!!
Beijos, Irene