COMO TRANSFORMAR UMA EMPRESA “NOTÁVEL” EM “MAIS UMA DO MERCADO”




Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL

Antes de começar precisamos fazer algumas definições:

"Empresa Notável" é uma empresa onde todos os seus funcionários são comprometidos e sentem orgulho de pertencer ao time, isto é, “vestem a camisa”, seus fornecedores são realmente parceiros do negócio e os clientes são fiéis e se sentem especiais e valiosos.

"Mais Uma do Mercado" é só mais uma empresa do mercado, sem diferenças.

Poderíamos terminar este artigo por aqui, dizendo que para transformar uma empresa notável em mais uma empresa do mercado é só esquecer o que ela fez para se tornar especial. Esquecer como tudo foi feito até hoje, toda dedicação e esforço realizado. Esquecer e mudar tudo.

Mas como nem tudo é tão simples, existe todo um processo para esta transformação, e este processo começa quando os donos de uma pequena ou média empresa sentem o desejo de mudar. assim a primeira etapa é responder as seguintes perguntas:

1.    Precisamos realmente mudar?
2.    É o momento certo para mudar?
3.    Estamos preparados para mudança?
4.    É possível mudar e continuar sendo especial?

Inevitavelmente e também infelizmente responderão “sim” para todas elas. Porque querem crescer, ter mais lucros, precisam vencer a concorrência e não querem perder a oportunidade. E também por acharem que se não der certo podem retornar à situação anterior rapidamente e sem traumas. Grande engano.

Mas, está decidido, é hora de mudar para crescer. Então que comece a transformação.

Primeiro os funcionários, vamos começar trocando o gerente do RH, devemos contratar um profissional “do mercado”, preferencialmente com experiência em uma grande multinacional, pois sem vínculos com as pessoas ou o passado será mais fácil realizar as mudanças necessárias. Cortamos os treinamentos, os benefícios e as regalias, todos devem ser tratados da mesma forma, não importam os méritos de cada um no passado. Antes tinham nomes e agora são matriculas, eram pessoas e agora são números. Nesta fase podemos perder alguns talentos importantes, mas isso faz parte do jogo, afinal o ser humano é mal-agradecidos mesmo.

Depois trocamos os diretores e substituímos os gerentes, colocamos “sangue novo” na administração. Os antigos demitimos ou colocamos em funções técnicas, não podemos conviver com os vícios gerenciais do passado. E criamos controles. Controle de projetos, de faturamento, dos gastos, das pessoas, dos horários, do cafezinho, da água, das redes sociais, devemos controlar tudo. Controlar e controlar, não podemos deixar nada escapar, tudo tem seu custo e todos devem “se pagar”. Se não der lucro, devemos cortar.

Agora é hora de reavaliarmos o relacionamento com os fornecedores. Não precisamos tratar bem nossos fornecedores e não nos interessa seus problemas. Queremos preço baixo, qualidade e entregas no prazo. Isto é obrigação. Se perdermos alguns não fará diferença. Tem muita empresa por aí precisando vender.

E por fim, reavaliamos o relacionamento com nossos clientes. Nem sempre ele tem razão, deixemos bem claro isso. Não vamos mais admitir “cortesias” e nem atendimento personalizado. Afinal somos uma empresa e não uma entidade beneficente, e o importante são os lucros.

Bem, se conseguimos chegar até aqui e realizar todas as etapas anteriores corretamente, mudamos, e agora estamos preparados para concorrer com as grandes. Mas infelizmente perdemos o que tínhamos de melhor, perdemos o que fazia a diferença, perdemos nossa agilidade e nossa essência, agora somos apenas mais uma empresa do mercado. Igual a tantas outras que existem por aí.

Mas será que vamos sobreviver? Para isto não existe nenhuma garantia e só o futuro dirá.  

E se querem a minha opinião pessoal, eu acho que vale mais ser pequena e ter identidade, do que ser só mais uma grande empresa no mercado. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DOS TESTES DE REGRESSÃO