Postagens

OS PILARES DA QUALIDADE. A IMPORTÂNCIA DO FOCO NAS PESSOAS E NOS PROCESSOS.

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTFL-TM, ITIL Produzir com qualidade requer um serie de ações. As empresas para sobressair precisam se concentrar em todas as partes da organização, otimizando o uso e a eficácia de todos seus recursos, e para melhorar seu desempenho e alcançar a excelência elas precisam gerenciar os 3 elementos que constituem os pilares da qualidade: tecnologia, pessoas e processos. Inicialmente vamos considerar os oito princípios fundamentais de gestão da qualidade (ISO 9000:2000): foco no cliente, liderança, envolvimento da equipe, abordagem por processo, abordagem por sistema de gestão, melhoria contínua, decisões tomadas com base em dados e fatos e relação de parceria com fornecedores e usuários. Notem que para aplicação eficaz destes princípios dependemos fundamentalmente do uso da tecnologia certa, da atitude das pessoas envolvidas e da qualidade dos processos. Esta ligação entre tecnologia, pessoas e processos se torna muito mais evidente quando os proje