DICAS PARA PROVAS DE CERTIFICAÇÃO



Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL

Passar em uma prova de certificação exige disciplina e dedicação. Você precisa de motivação, foco e muito estudo. Apesar de não mudar sua vida, a certificação pode ajudar muito em um processo de seleção de emprego.

Comece fazendo um planejamento de estudo, monte um quadro de horário e siga religiosamente o planejamento, não se esqueça de reservar tempo para revisões. Faça o mesmo para os glossários, normas e material complementar. Responda todos os exercícios e simulados que puder, são eles que fazem a diferença, depois corrija e reveja as questões que errou, entenda porque errou. Invente novas perguntas.

Marque a data do exame com antecedência e que deverá coincidir com o termino dos estudos. Utilize os últimos dias para rever os simulados e as perguntas que você inventou.

Planeje com cuidado o trajeto até o local da prova, imprima o mapa e não descarte os imprevistos (eles sempre acontecem), saia de casa com antecedência. Durante o exame procure ficar calmo, tente resolver primeiro as questões mais simples, deixe as mais complicadas e trabalhosas para o final. Elimine primeiro as alternativas implausíveis. Isso fará com que você aproveite melhor seu tempo.

Leia e releia com atenção cada pergunta. A pressa leva muitos a errarem as questões muito fáceis. Só depois de ter certeza de que entendeu a pergunta, dê a resposta. Não deixe nenhuma questão sem resposta.

Revisar é uma boa pratica, principalmente devido a dicas para algumas respostas surgirem no enunciado de perguntas posteriores.

Fique de olho no relógio, não se esqueça de marcar o gabarito, não deixe para os últimos minutos, pois pode não dar tempo. Evite erros provocados pela afobação e falta de atenção.

Se foi aprovado parabéns, se não, não se desespere, muitos já passaram por isto e sobreviveram, não desista, vá em frente.

Finalmente, estude muito e boa sorte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DOS TESTES DE REGRESSÃO