COMO MELHORAR A PRODUTIVIDADE DOS SEUS FUNCIONÁRIOS


Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL

O grito de guerra empresarial do momento é “fazer mais com menos”, talvez você já tenha ouvido esta fase; mas o que importa realmente é que isto leva impreterivelmente a assumir mais responsabilidades e trabalhar mais horas por dia. Como a última coisa que queremos é ver nossos funcionários saindo da empresa devido ao estresse ou falta de motivação por não conseguir cumprir suas tarefas, a solução é aumentar a produtividade para atingir melhores resultados com os mesmos recursos e menos desgastes.


O empregado é um ativo muito valioso e precisa ser aproveitado ao máximo. Melhorar a produtividade e a eficiência é uma grande preocupação para os empregadores e está no topo da lista de quase todas as empresas, mas fazer isso acontecer é um grande desafio.

Como podemos aumentar a produtividade e a eficiência dos funcionários?

Antes de elaborar um plano para melhorar a produtividade, devemos medir, analisar e definir metas para melhoria. Avalie o tempo de trabalho que a empresa utiliza diretamente em atividades relacionadas ao negócio, se estiver utilizando menos de 95% do tempo útil, provavelmente existe a necessidade de melhorar a produtividade.

Existem diferentes maneiras para melhorar a produtividade dos funcionários, algumas que podem ajudar são:

- Defina metas claras e compartilhe os objetivos com todos da equipe. Divida as metas em objetivos individuais e atribua responsabilidades e prazos. Isto ajuda a identificar capacidades e deficiências.

- Evite reuniões desnecessárias, isto economiza tempo e aumenta a produtividade. Facilite a comunicação em todos os sentidos.

- Organize o espaço de trabalho visando funcionalidade e produtividade. Atividades diferentes exigem espaços diferentes, funções que dependem de entendimento e análise necessitam de silêncio para concentração, já as de execução manual muitas vezes não.

- O trabalho executado só é útil se dirigido para os alvos corretos, avalie os processos regularmente para garantir que eles estão alinhados com as metas traçadas.

- Dê liberdade com responsabilidade. Deixe claro o alcance da autoridade dos funcionários, para que o medo de ultrapassar limites não se torne um desincentivo para assumir riscos ou tomar decisões, mesmo que simples.

- Tenha um programa de treinamento para os novos funcionários. Quando um novo funcionário é contratado, é absolutamente imperativo que ele passe por treinamento adequado para que possa de forma eficiente e eficaz começar a trabalhar.

- Isto também é válido para os empregados antigos. Não assuma que seus funcionários estão trabalhando em seu nível mais eficiente. Programas de formação contínua devem ser implementados. Trate o treinamento como um processo, não como um evento.

- Verifique se o seu ambiente de trabalho, mantém canais de comunicação abertos entre todos os membros da empresa. Se um empregado tem uma sugestão específica sobre qualquer procedimento, certifique-se que existe um fórum para que possa expressar suas opiniões.

- Se possível, você deve dar aos seus empregados a opção de horário flexível. Ao fazer isso, vai permitir que eles tratem as questões pessoais sem interferir no horário de trabalho.

- Quando existe algum problema de relacionamento interno, ou por exemplo, se houver um funcionário que não está fazendo o trabalho que deveria fazer, é importante que qualquer funcionário sinta-se confortável em expressar as suas preocupações. Se isto não ocorre, a situação pode refletir em redução na produtividade, bem como a desmotivação da equipe.

- Ponha em prática um sistema de reconhecimento e recompensa para os funcionários mais produtivos. Lembre-se que uma recompensa não precisa necessariamente significar um aumento de salário. Em vez disso, além do elogio, oferecer-lhes um incentivo, dando-lhes um jantar em um bom restaurante, uma viagem de fim de semana, um dia extra de folga ou o título de funcionário do mês.

Talvez este artigo tenha feito você pensar: "sim, isso é muito importante, vamos fazer algo sobre isso em breve, no momento estamos muito ocupados”. Mas, se seu negócio não está melhorando, está cedendo boas oportunidades para seus concorrentes, está perdendo ou correndo o risco de perder clientes, não espere, a hora de agir é agora.

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