A QUALIDADE E A IMPORTÂNCIA DO TESTE DE SOFTWARE



Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL

Testar custa tempo e dinheiro, não testar custa muito mais

            A qualidade é uma grande motivadora de mudança e desenvolvimento nas diversas áreas da atividade humana. Na área dos negócios, a qualidade é um fator diferencial de competitividade entre as organizações e não há mais tolerância para "pequenos problemas", surge então as seguintes questões:
1- Como sobreviver nesse mundo? - para sobreviver e crescer será vital que as organizações tenham a garantia de poder produzir e comercializar produtos e serviços de alta qualidade.
2- Como alcançar essa alta qualidade? - melhorando os processos administrativos e produtivos e criando novas estratégias que atendam as necessidades dos clientes, com produtividade, redução de custos e cronogramas menores.

Diante desse quadro, a “informação” desponta como uma ferramenta imprescindível, e a Tecnologia da Informação (TI) pode ser uma forte aliada, oferecendo alternativas e abrindo novas possibilidades de estratégias de negócios, tais como: automação, comércio eletrônico, auto-atendimento e sistemas de informação que auxiliem na gerência eficiente dos processos e no apoio à tomada de decisão.

A grande demanda por sistemas informatizados e a dificuldade e complexidade para desenvolvê-los, faz com que a atividade de teste de software seja um elemento crítico da garantia de qualidade. O teste é um tema de grande importância, sendo necessário criar métodos para assegurar a qualidade dos produtos finais, e assim torná-los confiáveis e de fácil manutenção. Mas apesar do consenso de que testar é importante, as atividades de Verificação, Validação e Teste (VV&T) costumam ser as mais negligenciadas durante o desenvolvimento de sistemas, seja por limitações de recursos e prazos ou resistência a mudanças. Testa-se muito pouco e normalmente sem nenhum planejamento, controle ou objetivo definido.

Finalmente devemos lembrar que a qualidade do teste depende da qualidade do processo de teste, e para que as organizações obtenham êxito nas atividades de teste é fundamental que tenham o controle total do processo, seguindo as seguintes regras:
·         Adotar uma metodologia completa e aprovada;
·         Definir e monitorar os indicadores de qualidade;
·         Documentar toda a inteligência envolvida nos testes;
·         Utilizar ferramentas adequadas;
·         E principalmente, trabalhar com profissionais de teste experientes e treinados.

Em suma, a qualidade desejada somente será alcançada com as técnicas corretas nas mãos de pessoas capacitadas.

Comentários

  1. "testar custa tempo e dinheiro, nao testar custa muito mais" demais essa frase..
    abraços Cadinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DOS TESTES DE REGRESSÃO