AS 10 PRINCIPAIS CAUSAS DE INFELICIDADE NO TRABALHO


Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL 

Pesquisa da consultoria britânica Chiumento, publicada na revista ÉPOCA de 13 de julho de 2009.



1- Chefe não orienta

Lideres tem grande parte da responsabilidade pela felicidade no trabalho. As equipes se ressentem caso não identifiquem coordenação, clareza de objetivos e transparência, principalmente em tempos de crise.



2- Salário abaixo do razoável

Salário alto pode não trazer felicidade, mas salário baixo tende a deixar o individuo frustrado. Alem do dinheiro em si, ele sugere falta de valorização do funcionário.



3- Pouco desenvolvimento pessoal

Ao dedicar grande parte de seu dia ao trabalho, o individuo espera em troca que a organização o ajude a evoluir como profissional. A falta de oportunidades de capacitação drena a motivação.



4- Chefia fraca

O líder não pode se limitar a coordenar os trabalhos do dia a dia. Se ele não identifica talentos e ambições, nem cria um ambiente de apoio mutuo, o resultado será uma equipe insatisfeita.



5- Falta de reconhecimento

Para realizar tarefas cada vez mais complexas, o trabalhador precisa também de estímulos morais e elogios. Incentivos financeiros, isoladamente podem parecer uma tentativa de compra.



6- Idéias ignoradas

Chefes e organizações despreparados para captar, avaliar e usar as informações dos funcionários (sugestões, opiniões e reclamações) correm o risco de perder seus melhores talentos.



7- Benefícios insuficientes

Organizações tendem a confiar demais nas redes de benefícios que cerca o trabalhador (como 13º salário, no caso dos brasileiros) e deixam de identificar demandas especificas, como flexibilidade de horário ou trabalhar em casa.



8- Esforço não percebido

As empresas sabem que alguns funcionários se esforçam mais que outros, mas freqüentemente falham em reconhecer isso. O empenhados tende a ficar infeliz – e acomodado – se não tiver sua dedicação premiada.



9- Trabalho desagradável

Todo individuo pode enfrentar, eventualmente, atividades monótonas ou incomodas – a falta de expectativa de assumir tarefas estimulantes, dasafiadoras e criativas, porem, mina a boa vontade de qualquer um.



10- Ausência de propósito

Se o individuo não identificar nenhum valor no que faz ou produz – no trabalho que ocupa espaço cada vez maior em sua vida e o ajuda a definir uma identidade -, fatalmente se sentirá angustiado e inútil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DOS TESTES DE REGRESSÃO