O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE MINIMIZAR IMPACTOS



Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL



1. Introdução


De acordo com Maurício Andrés Ribeiro, o contato entre diferentes civilizações é o grande processo que vivemos neste início de milênio. Em alguns casos, facilitado pelo desenvolvimento da ciência e das comunicações, esse encontro tem promovido mútua fertilização. Trocas culturais, mudanças de valores e comportamentos, transformações nos estilos de vida e aprendizagem são alguns de seus frutos. Em outros casos essa interação não tem sido pacífica, produzindo confrontos.

Apesar de tudo o que se tem escrito a respeito da questão de controlar os impactos sociais, culturais e ambientais em uma sociedade, causados pelo desenvolvimento ou incremento do turismo, verifica-se que na prática pouco ou quase nada tem-se feito, evidenciando que esta questão está fora do alcance das maioria dos profissionais que carregam a responsabilidade de lidar com o assunto.

Sabe-se, no entanto, das dificuldades pelas quais passam todas as pessoas seriamente preocupadas com tais impactos, principalmente no que se refere à indiferença governamental, com poucas ressalvas, que ao tomar as rédeas deste problema, não oferecem soluções viáveis.


Devemos também considerar a falta de conscientização coletiva, onde todos deveriam se unir para um objetivo comum, e falta de planejamento dos empreendimentos de turismo.

O objetivo deste trabalho é provocar uma reflexão sobre Planejamento Estratégico Turístico, mostrar suas principais características e um exemplo de roteiro do processo.

2. Impactos


O turismo pode afetar e causar mudanças nas estruturas, nos valores e nas tradições de sociedades (Kadt, 1976) e (O’Grady, 1981), entretanto, muitos dos problemas causados pelo turismo não são novos e requerem soluções de gerenciamento, como quaisquer outros fatores negativos à economia. O crescimento acelerado do numero de turistas tem causado impactos sociais, culturais e ambientais para um país, região, local específico ou grupo de pessoas, mas devemos sublinhar que os impactos não são iguais para todos, algumas áreas possuem impactos específicos ou incomuns, certas áreas pode nunca ser visitada, e a concentração é em determinadas áreas de polo turístico. As mudanças causadas pelo turismo são influenciadas pelo : tamanho do país, difusão social, crenças religiosas e culturas básicas. O turismo localizado causa impactos localizados.

O que é cultura ? Cultura é tradição, atitudes ou estilo de vida. O turista traz consigo os seus valores e experiências, fica por um curto período e não quer mudar ou adaptar-se às diferenças de comportamento, normas e padrões. Ele geralmente não possui a sensibilidade às tradições e costumes locais. Sempre que há rejeição ou adoção dos padrões de comportamento do turista pelos habitantes locais surgem problemas e os impactos causados por estes problemas podem ser econômicos, culturais e/ou ambientais.

Exemplos dos impactos econômicos:

- superlotação no comércio local;

- aumento de trabalho zanzonal;

- desvios de mão-de-obra;

- dificuldade no acesso a lojas;

- transporte, praias e atrações lotadas;

- atrasos;

- filas;

- aumento de preços;

- ressentimentos entre turistas e habitantes locais;

- eventual agressão;

- comportamento consumista;

- declínio moral;

- mendicância;

- prostituição;

- drogas;

- perda de dignidade;

- frustração.

Exemplos dos impactos culturais :

- comercio ilegal de objetos históricos e animais;

- xenofobia;

- tensão social;

- pesquisas arqueológicas não oficiais;

- erosão de valores étnicos;

- comercialização de eventos da cultura tradicional que leva a criação de uma pseudocultura, um folclore artificial para o turista, sem valor cultural para o turista ou habitantes.

Exemplos dos impactos ambientais :

- poluição das águas;

- Poluição do ar;

- chuva acida;

- redução da camada de ozônio e;

- consequentemente aquecimento do planeta.

Não devemos esquecer que a culpa destes impactos não é só do turismo, porém ele pode acelerar o processo.

O turismo pode gerar impactos positivos ou negativos, dependendo de como o desenvolvimento e planejado e controlado.

Impactos Negativos :

- Poluição sonora

- Poluição visual

- Superlotação e congestionamento

- Problemas quanto ao uso de terras

- Ruptura ecológica

- Danos ao meio ambiente

- Danos a locais históricos e arqueológicos

- Despejo impróprio de lixo

Impactos Positivos :

- Preservação de importantes áreas naturais

- Preservação de locais históricos e arqueológicos

- Melhorias na qualidade ambiental

- Melhorias no meio ambiente

- Melhorias na infra-estrutura

3 – Planejamento Estratégico


Como podemos lidar com os problemas com relação ao futuro desenvolvimento do setor de turismo ?

Planejando. E ao planejar devemos considerar o desenvolvimento do turismo a longo prazo e proteger os interesses da comunidade. O estabelecimento de objetivos do desenvolvimento é a base do planejamento com atenção a três grandes aspectos: 
sondagem das opiniões de representantes locais, tendo cuidado em avaliar o apoio ou rejeição ao turismo; 
pesquisas sobre os impactos, verificando fatos, e a validade da pesquisa, estruturando e estratificando. Pesquisar a situação existente (características detalhadas); 
analisar as experiências de outros países e regiões, verificando a situação antes/depois. 

No Brasil, é impressionante o número de empresas que aproveitam algum modismo de mercado. Essas empresas esquecem, não sabem ou resolvem não aplicar uma ferramenta fundamental: o planejamento.

A busca desesperadora pelo lucro é tão grande que as empresas se esquecem, ou põem de lado, fatores importantíssimos para o seu sucesso. O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir seu futuro.

O estabelecimento da visão do negócio que ocorrerá quando estratégias não convencionais forem consideradas. Quatro componentes são fundamentais para a escolha de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa. Uma estratégia pró-ativa freqüentemente começa com objetivos de negócio e com requisitos de serviço aos clientes. Cada elo da empresa deve ser planejado e balanceado com todos os outros, em um processo integrado de planejamento. O projeto do sistema de gestão e controle deverá completar o ciclo de planejamento da empresa.

Existem vários níveis de planejamentos. Porém, todos devem ser capazes de responder aos questionamentos de: o quê? quando? como? e onde? seja no nível estratégico, tático ou operacional. O planejamento estratégico é considerado como sendo o de longo alcance. Devido ao período de execução maior, o planejamento estratégico opera com dados que são, freqüentemente, incompletos e imprecisos. O planejamento tático envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente um ano ou menos. Já o planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo. Nesse último tipo de planejamento, é comum encontrarmos dados muito acurados e precisos, e seus métodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados. Nos próximos anos, as empresas que não forem capazes de ter um planejamento e visão clara de como diferenciar-se uma das outras serão facilmente aniquiladas pelos concorrentes.

Com o Planejamento Estratégico em Turismo é possível definir ações baseadas em metas e objetivos concretos para a otimização de recursos e mensuração de retornos.

Só é possível sugerir uma abordagem geral para desenvolver uma estratégia de gerenciamento a fim de controlar os aspectos culturais, sociais e ambientais do turismo através de um planejamento estratégico cuidadoso. Os problemas devem ser previstos e planejados. Devemos planejar a satisfação humana bem como as necessidades econômicas com atenção aos problemas sociais, culturais e ambientais. Algumas das vantagens do turismo planejado são:

- respeito ao ambiente físico e humano;

- desenvolvimento e promoção de regiões pobres ou não industrializadas, com atividades tradicionais em declínio, a comunidade permanece intacta no local, conservando a tradição e o estilo de vida. Surgindo oportunidades de renda e emprego;

- acentua os valores de uma sociedade;

- conservar áreas naturais de valores estéticos e culturais;

- renovar tradições culturais;

- renascimento de artes locais e atividades culturais tradicionais;

- reativação da vida social e cultural das população residente. 

O processo de planejamento estratégico exige projetos e planos de longo prazo e referem-se a metas e objetivos específicos. Seu período de duração deve ser de 10 a 15 anos e apresenta as seguintes etapas: 
determinação dos objetivos, inventário de todos os recursos turísticos; 
análise e síntese da situação encontrada; 
formulação da política e do plano de turismo e também de recomendações de viabilidade; 
implementação e controle da gestão do processo total. 

Fases do Processo de Planejamento do Turismo

Estudo Preliminar

- Identificar e descrever a organização geopolítica e administrativa da região em estudo;

- Inventário dos recursos ambientais naturais, culturais e artificiais;

- Traçar o perfil socio-econômico da região;

- Descrever e identificar o estágio em que se encontra o turismo na região;

- Observar as tendências do tráfego turístico regional, nacional intra-regional e internacional.

Diagnóstico

- Analisar os recursos ambientais naturais para a sustentabilidade do turismo;

- Analisar o patrimônio cultural na região e seu potencial de utilização na sustentabilidade do turismo;

- Caracterizar e analisar a estrutura social, classificando-a segundo o processo de ocupação territorial, e a medida da participação da comunidade na produção de bens e serviços e nas atividades turísticas;

- Dimensionar e analisar a estrutura econômica do setor: nível de emprego, volume de investimentos, rentabilidade e consumo;

- Caracterizar e analisar a estrutura político-institucional da região, nos setores público e privado;

- Dimensionar e analisar a infra-estrutura regional urbana e de acesso para o processo sustentável de ocupação turístico recreativa, tendo em vista a abrangência territorial da área de estudo;

- Utilizar indicadores estatísticos e teorométricos para identificar a situação atual e projetar cenários futuros do mercado;

- Caracterizar e dimensionar a oferta regional existente ou projetada de alojamentos, transportes, equipamentos, instalações e serviços.

- Identificar e caracterizar o diferencial turístico da região para a estruturação das políticas de marketing e de fixação de segmentos do mercado de consumo;

- Caracterizar, classificar e quantificar a demanda atual e futura de bens e serviços turísticos.

- Identificar desequilíbrios entre oferta e demanda do turismo da região.

Prognóstico

- Formular políticas e diretrizes de reorientação e programas de ação para assegurar o planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável do turismo;

- Estabelecer metas e projetos para garantir a integração da sustentabilidade e do desenvolvimento econômico, turístico e social;

- Adotar programas que levem ao desenvolvimento sustentável do produto turístico com eficiência, qualidade e competitividade.

O monitoramento é um processo continuo. O bom gerenciamento é necessário para minimizar os efeitos negativos. O planejamento do turismo deve incorporar uma visão do desenvolvimento futuro e também um mecanismo para seu controle.

4. Conclusão


Planejar pode ter o sentido de unir pequenas forças que somadas resultarão em crescimento e desenvolvimento para a sociedade como um todo. Evitando o desperdício. Por outro lado, se existe dinheiro, sabemos que a enxurrada de capital oportunista que entra num país ou numa região, não faz muito mais coisa que explorar de forma selvagem as matérias-primas locais, usando, a mão-de-obra sem compromisso social e conduzindo a ação antrópica à degradação ambiental. Veja-se, por exemplo, o chamado milagre da década de 70 e o caso recente do México.

O planejamento estratégico é um planejamento ágil, moderno e dinâmico, que propicia atender a cadeia produtiva do turismo de todos seus anseios e, consequentemente a satisfação do turista com excelência.

Conclui-se que tendo ou não dinheiro, o planejamento estratégico é arma indispensável para se crescer e alcançar-se o desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo.

Assim sendo, o planejamento estratégico turístico é um instrumento para conduzir o desenvolvimento deste setor, de maneira a minimizar os seus efeitos prejudiciais e maximizar os benefícios para a economia e a sociedade local.

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