CARREIRA – PLANEJANDO O FUTURO



Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL



Houve um tempo em que ao entrar em uma empresa seu destino profissional estava traçado, era só trabalhar duro e ser paciente. Hoje ainda existem algumas poucas empresas que oferece plano de carreira e treinamento, mas são impessoais e estão sujeitas a condições de mercado, tais como fusões, aquisições, incorporações e a famosa concorrência global, e se já é muito difícil para qualquer empresa ter um plano próprio duradouro, quanto mais para seus empregados.

É por isso que o seu empregador não pode mais ser responsável por sua carreira. Você tem que tomar conta de si mesmo. Aqueles que esperam que as empresas cuidem deles, freqüentemente se desapontam. A verdade é que ninguém nunca vai se preocupar mais com sua carreira do que você mesmo.

Alcançar o sucesso geralmente envolve bastante sacrifício. Mas antes de tudo você tem que entender que a vida é curta demais para fazer algo que não se ama, e se você não ama o seu trabalho talvez precise repensar o que está fazendo. Com certeza nem todos os dias serão os melhores dias de sua vida, mas se você acordar muitos dias de sua vida descontente com seu emprego está na hora de fazer algumas mudanças. Não fique em um emprego que detesta só pelo dinheiro, dinheiro é importante, mas não é tudo. Odiar a rotina diária além de não ajudar em nada sua carreira, ainda pode arruinar sua saúde, e fazer mal a todos ao seu redor, incluindo sua família. Assuma mais riscos! Tome uma atitude! Mude as coisas!

O planejamento é muito importante para seu sucesso profissional, para ter uma carreira de sucesso você terá que planejar seus objetivos e os passos necessários para atingi-los, nunca é muito cedo ou muito tarde para começar, isto é fácil de dizer e é também muito fácil de fazer. O importante é escrever e compartilhar seu plano, a simples tarefa de escrever suas metas irá permitir dar sentido a seus objetivos e determinar os prazos. Não deixe de acompanhar a evolução e corrigir os desvios, Com um pouco de disciplina este hábito pode mudar a sua vida. Vá em frente, comece a fazer isso hoje!

As pessoas são diferentes. Você tem dons especiais que o qualifica para alguns trabalhos e desqualifica para outros. Se você está no lugar certo, você vai decolar, mas se não, você tem que ir a luta. Avalie minuciosamente as suas habilidades, temperamento, aptidões, gostos e dons naturais. Invista um tempo em você e planeje seu futuro. Você tem um diferencial, explore-o.

Uma carreira se constrói sobre si mesma ao longo do tempo. Pular de emprego em emprego como, de auxiliar de escritório para vendedor, em seguida, para professor, contador, escritor e técnico de informática não é construir uma carreira. Carreira é se, de ajudante de contas a pagar passar para contador júnior, em seguida, progredir para contador, depois para controller, diretor financeiro e vice-presidente de finanças. Mas escolha com cuidado uma direção, porque uma vez saindo do caminho traçado em seu plano de carreira para tentar algo novo, voltar poderá ser difícil. Também não se atenha a estrutura de organogramas ou aos nomes dos cargos, pois eles mudam frequentemente, o que interessa mesmo são suas habilidades, competências e responsabilidades. Assim não importará se sua empresa fechar amanhã ou se for demitido, nem onde irá trabalhar, se será em outra empresa, empresário ou autônomo.

Cuide de seu nome, ele é a sua marca. Sua reputação, resultados e conquistas, suas habilidades pessoais, contribuições e amizades são bens valiosos. Se você é uma pessoa colaboradora, se é gentil com os outros e de fácil relacionamento, você vai estar em alta. Se não, você não vai. Nenhum consultor de carreira no mundo poderá criar amizades ou uma boa reputação para você.

Cultive os relacionamentos, pense na sua carreira como uma campanha de relações públicas, onde cada pessoa é importante. Trate todos com bondade e respeito, torne a vida um pouco mais fácil para aqueles que o rodeiam. As “habilidades pessoais” são tão importantes como “habilidades técnicas”. Atualmente sete de cada dez boas vagas são preenchidas por indicação direta.

Uma boa educação é cara, mas não se esqueça de que a longo prazo, a falta de conhecimento fundamental ou experiência pode ser mais caro ainda. As chances de sucesso são maiores para aqueles que investem em sua própria educação. Então fique esperto: O que é mais valioso do que um investimento no seu próprio futuro? Pode parecer clichê, mas a informação realmente leva ao poder e sucesso. Nunca deixe passar chances de aprender e crescer mais como pessoa e como profissional.

Um dos resultados realmente divertido de planejamento de carreira é se imaginar no futuro. Onde você estará em um ano? Em cinco anos? Em dez anos? O planejamento de carreira pode ter múltiplos benefícios, inclusive a definição de metas para mudança de carreira, para uma vida mais feliz e bem sucedida. E quando você começar a revisar regularmente o planejamento você vai estar melhor preparado para o que acontecerá em sua carreira – e em sua vida. Boa Sorte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DOS TESTES DE REGRESSÃO