A VIDA DE UM GAME TESTER




Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL

Se alguma vez você já jogou videogame na vida, em algum momento provavelmente se perguntou: "Como posso ganhar dinheiro jogando?". A resposta é: torne-se um “Game Tester’. 

A ideia de ser forçado a testar jogos durante todo o dia parece ser a carreira dos sonhos para muitas pessoas. Mas como se tornar um testador de jogos? Que habilidades deverá ter além de lembrar todos os nomes dos personagens dos jogos? 

É um grande erro pensar que tudo que um testador de games faz é jogar. Bem, de certa forma é verdade, ele é pago para jogar videogames. Mas a realidade não é tão atraente. Um testador de games trabalha no papel de garantir a qualidade no processo geral de desenvolvimento de jogos e tem longas horas de trabalho duro para verificar todos os aspectos do jogo e precisa se dedicar bastante pois existem muitos outros querendo sua vaga. 

Seu trabalho não envolve apenas jogar, mas encontrar falhas, os jogos têm de ser explorados para que os pontos fracos possam ser detectados, é necessário talento artístico para garantir que o design seja de primeira qualidade e consistente com a história do jogo, verificar erros mínimos de ortografia e também recomendar formas de melhorar os jogos. 

E quais os principais requisitos para ser um bom testador:

  • Ter boa informação sobre os vários softwares usados para projetar os jogos; 
  • Ter algum conhecimento de programação, pois se não entender a linguagem dos desenvolvedores, como vai saber do que eles estão falando? 
  • Ter um bom conhecimento em inglês, tanto para leitura como entendimento. Se você fala outros idiomas, suas chances de obter um emprego aumentam de forma natural enormemente; 
  • Estar familiarizado com o hardware e o software utilizados;
  • Estar ciente de todos os eventos recentes no mercado de jogos; 
  • Ter informações sobre os jogos anteriormente divulgados e daqueles que serão lançados; 
  • Precisa ser criativo e empreendedor. Analítico, bom solucionador de problemas, trabalhar em equipe, boa comunicação e atenção aos detalhes. 

Geralmente o trabalho de teste em jogos é terceirizado pelas pequenas e médias produtoras e o pagamento é feito por hora, este valor depende da experiência e conhecimento do testador. As grandes empresas contratam testadores de jogos permanentes. Uma outra opção disponível para se tornar um testador de jogos, é participando de testes Beta, isso fará com que você ganhe experiência na função. Os testadores Beta são predominantemente voluntários e não remunerados para o trabalho. No máximo, uma cópia do jogo pode ser oferecida gratuitamente quando é lançado. 

Este é um trabalho com prazos, que há relatórios detalhados que precisam ser feitos diariamente e se não conseguir fazê-los as empresas podem perder milhões de dólares. Os testadores também assinam com seus empregadores um acordo de sigilo, comprometendo a não divulgarem as informações sobre os jogos e podem ser demitidos e até processados se não o cumprirem. 

E lembre-se, os jogos são divertidos porque nos concedem períodos de fuga da realidade. Quando o jogo se torna seu trabalho, esse aspecto de fuga desaparecerá e, provavelmente, não será mais divertido. Pense muito antes de transformar seu hobby em uma carreira potencial. Você poderá se arrepender disso. Mas se mesmo assim ainda quiser tentar, vá em frente, não desista e... Boa Sorte. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DOS TESTES DE REGRESSÃO