A Daily Perfeita




 Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL

A daily é o coração de um projeto ágil e essencial para o sucesso do projeto. Ela fornece oportunidade para que as equipes avaliem seu trabalho, compartilhem informações importantes e removam os obstáculos, mantendo assim o ritmo do desenvolvimento no caminho certo.

O que acontece durante essas reuniões? Os membros do time compartilham o que fizeram ontem, o que planejam fazer hoje e discutem os possíveis impedimentos para continuar suas tarefas.

Quais as regras de ouro para realização de dailys eficientes:

1) Deve durar 15 minutos ou menos: devem acontecer todos os dias e no mesmo horário (preferencialmente no início do expediente). Devem ser curtas e objetivas. Os participantes permanecem em pé, para que a reunião seja rápida. Atualmente devido ao aumento de trabalho remoto (home office) as dailys são feitas online, entretanto estes mesmos cuidados devem ser seguidos.

2) A daily não é o local para a resolução de problemas: apesar de ser a ocasião perfeita para compartilhar um problema ou pedir ajuda não tente resolvê-los imediatamente. Os problemas e novas ideias devem ser relatados, discutidos após a daily e comunicados ao time no dia seguinte. Provavelmente, o hábito mais difícil de quebrar será não resolver os problemas durante a reunião. Discuta os problemas técnicos após a reunião, certificando-se de que apenas os membros da equipe necessários façam parte desta discussão.

3) O Scrum Master é um observador e facilitador: suas principais tarefas são: garantir a realização da daily e que as 3 questões sejam respondidas por todos. Além disso, assegurar que os impedimentos sejam identificados para que uma possível resolução possa ser acionada. Após os levantamentos, deve comunicar o status do projeto aos principais interessados, para que sejam informados do andamento.

4) O time decide o que fazer a seguir: cada membro da equipe pode selecionar uma tarefa que deseja realizar, com base nas suas competências, experiência e na criticidade. Deixar que todos sejam seus próprios chefes é a melhor maneira de deixá-los entusiasmados e comprometidos com o sucesso do projeto.

5) Registre e certifique-se de que os problemas sejam resolvidos em tempo hábil: o registro de problemas fornecerá o mecanismo de controle para determinar se os problemas estão sendo resolvidos ou não. Utilize uma forma visual para manter a equipe informada do progresso do projeto (a fazer x feito).

6) O papel do Product Owner (PO): A daily é uma reunião de sincronização e coordenação, não uma reunião de status, e o Product Owner não tem nenhum papel ativo a desempenhar nela. O Product Owner é bem-vindo a comparecer para ouvir e observar, pois os processos do Scrum devem ser sempre transparentes, mas o PO pode não interagir.

7) O papel do Tech Lead: Ele faz parte e time e deve atuar com o Scrum Master para promover a auto-organização, garantindo que a melhoria contínua aconteça e certificando-se de que todos se sintam bem na equipe. e que todos se comportem como líderes em sua área específica (desenvolvimento, design ou qualidade). A partir do momento que os membros mostrem uma atitude de líder sua atuação não será mais necessária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DOS TESTES DE REGRESSÃO