Pós-Graduação ou Certificação? O que fazer?

 


Ricardo Bozzeda                                                                        

Acho que existem muitas dúvidas a este respeito pois várias pessoas tem que perguntado isto ultimamente. Fazer uma pós-graduação ou investir em certificação?

Embora obter uma certificação profissional ou concluir uma pós-graduação sejam diferentes, ambas são importantes para a sua carreira.

Uma pós-graduação é uma credencial acadêmica de nível superior que você pode obter após concluir o bacharelado. Uma certificação profissional é uma credencial não acadêmica que você pode obter ao passar em um teste ou exame de uma organização profissional ou do setor. Ambos podem ajudá-lo a progredir em sua carreira, mas têm propósitos e requisitos diferentes.

Uma pós-graduação pode ser um mestrado, um diploma profissional ou um doutorado. Um mestrado geralmente é um programa de dois anos que fornece conhecimentos e habilidades avançadas em um campo ou disciplina específica. Um diploma profissional é um programa especializado que prepara você para uma profissão específica, como direito, medicina ou engenharia. Um doutorado é o mais alto nível de desempenho acadêmico que requer pesquisa original e uma dissertação.

Uma certificação profissional não é um diploma, mas uma validação de sua competência em determinada habilidade ou ferramenta. Por exemplo, você pode obter uma certificação em gerenciamento de projetos, contabilidade, qualidade de software ou programação de computadores. Uma certificação profissional geralmente requer menos tempo e dinheiro do que uma pós-graduação, mas pode precisar ser renovada periodicamente.

Dependendo de seus objetivos e interesses profissionais, você pode optar por fazer uma pós-graduação, uma certificação profissional ou ambos. Uma pós-graduação pode ajudá-lo a obter uma compreensão mais profunda de sua área, qualificar-se para cargos mais elevados ou mudar para uma nova carreira. Uma certificação profissional pode ajudar você a demonstrar sua proficiência, se destacar na multidão ou atender aos padrões do seu setor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DOS TESTES DE REGRESSÃO