Postagens

NEGOCIAÇÃO

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Como é possível saber quando o empreendedor está em desvantagem ou deve deixar a negociação? Um erro comum é se concentrar na negociação em si, até que a situação fique difícil, e depois tentar descobrir o que fazer.Os negociadoress mais eficazes se perguntam antes de entrar na negociação "O que farei se não houver acordo? Quais são as minhas opções de desistência? Há parceiros alternativos?". É preciso pesar sempre os dois possíveis resultados - acordo e não acordo. Quando o não acordo parece melhor , você se afasta da negociação. E, mesmo quando o acordo parece melhor, mas o outro lado acha que você está confortável com a possibilidade de desistir, isso dá uma grande aumento no seu poder. Se eles percebem que você nunca vai desistir, é muito difícil negociar. Trecho da entrevista de JAMES SEBENIUS, professor da Harvard Business School e diretor do Harvard Negotiation Project à revista PEGN - edição de Novembro de 2010.

A ERA DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL_TA, CTAL-TM, ITIL Definições As organizações do Conhecimento são aquelas que criam sistematicamente novos conhecimentos, disseminando-os por toda organização e incorporando-os rapidamente em novas tecnologias e produtos (Nonaka e Takeuchi, 1997). As organizações do Conhecimento são redes de fluxo de conhecimento, uma vez que se concentra na transformação constante de informações em conhecimento, onde os profissionais são altamente qualificados e cujo valor financeiro está mais concentrado nos ativos intangíveis do que nos tangíveis (Sveiby, 1998). Organizações do Conhecimento são aquelas que fazem uso intensivo do conhecimento, substituindo seus estoques por informações e os ativos fixos pelo conhecimento (Stewart, 1998). As organizações do Conhecimento são aquelas voltadas para a criação, armazenamento e compartilhamento do conhecimento, através de um processo catalisador cíclico – a partir de três dimensões: Infra-estrutura Organ

A QUINTA DISCIPLINA – RESENHA

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Definições Disciplina é o caminho de desenvolvimento para a aquisição de determinadas habilidades ou competências. Metanóia é a mudança de mentalidade. A Quinta Disciplina De acordo com a Parte I, capítulos 1- Como as nossas ações criam a nossa realidade … e como podemos modifica-la e 2 – Sua organização tem uma deficiência de aprendizagem ? do livro “A Quinta Disciplina” de Peter Senge, a única vantagem competitiva sustentável pode ser a capacidade de aprender mais rápido do que seus concorrentes. O trabalho precisa ligar-se a aprendizagem. As empresas que terão sucesso serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis de organização. Adoramos aprender. As “Disciplinas da Organização que aprende” são vitais: Pensamento sistêmico – sistemas e ações interligadas, é um quadro de referência conceituai, um conjunto de conhecimentos e ferramentas dese

A EDUCAÇÃO E O TURISMO

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL 1. Introdução 3. Conclusão Para o Prof. Biagio Mauricio Avena do CEFET-BA / UNED – Eunápolis – BA, “Ao longo dos últimos anos de experiência profissional na área de Educação, Turismo e Hotelaria, constatamos que há deficiências no bem recepcionar/acolher os Turistas. Isto ocorre de forma freqüente e usual e este fato parece originar-se na representação (negativa) que proprietários e colaboradores dos EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS TURÍSTICOS têm do turista e do turismo fruto do contexto histórico/cultural regional e das lacunas e equívocos na Educação dos sujeitos que deveriam desenvolver competência para as relações interpessoais requeridas pelo mister de recepção/acolhimento. Este problema parece não estar priorizado nem pelos cursos específicos de Turismo e Hotelaria, cujos egressos, como profissionais, acolherão/hospedarão e/ou receberão os turistas, nem na Educação das escolas regulares, responsáveis pela formação dos sujeitos/indiví