Postagens

DICAS PARA PROVAS DE CERTIFICAÇÃO

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Passar em uma prova de certificação exige disciplina e dedicação. Você precisa de motivação, foco e muito estudo. Apesar de não mudar sua vida, a certificação pode ajudar muito em um processo de seleção de emprego. Comece fazendo um planejamento de estudo, monte um quadro de horário e siga religiosamente o planejamento, não se esqueça de reservar tempo para revisões. Faça o mesmo para os glossários, normas e material complementar. Responda todos os exercícios e simulados que puder, são eles que fazem a diferença, depois corrija e reveja as questões que errou, entenda porque errou. Invente novas perguntas. Marque a data do exame com antecedência e que deverá coincidir com o termino dos estudos. Utilize os últimos dias para rever os simulados e as perguntas que você inventou. Planeje com cuidado o trajeto até o local da prova, imprima o mapa e não descarte os imprevistos (eles sempre acontecem), saia de casa com antecedência. Dura

JOGUE SUA VAQUINHA NO PRECIPÍCIO

Imagem
Autor Desconhecido Qual é o seu sonho? Não venha me responder que é ser feliz, ter saúde, ver os filhos felizes blablablá blablablá. Isto é óbvio. Você quer e 99,99999% da humanidade também. Quero saber o que você quer profissionalmente, espiritualmente, socialmente, materialmente? Respondeu? Ok! Então porque não conseguiu conquistar até agora? Será que você não precisa matar sua Vaquinha??? Veja a história: "Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre. Resolveu fazer uma breve visita. Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado também com as pessoas que mal conhecemos. Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar: sem calçamento, a casa de madeira cheia de cupins, um casal e três filhos vestidos com roupas rasgadas e sujas...Então se aproximou do senhor, aparentemente o pai da família, e perguntou: - Neste lugar não

TURISMO E LAZER – OS DESAFIOS DO NOVO MILÊNIO

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Quando decidi pesquisar sobre este assunto defrontei-me com duas grandes dificuldades: a primeira é a sua enorme abrangência e a segunda foi que no decorrer das pesquisas percebi que apesar da relevância e de existirem inúmeros enfoques extremamente interessantes existem poucos profissionais envolvidos nesta área. Quase todos os artigos que encontrei citavam sempre os mesmos autores. Um problema que identifiquei imediatamente foi a falta de estudos nas categorias de “divertimento” e “descanso” dentro das atividades de Turismo e Lazer, que em suma acho que é um dos grandes problemas para o desenvolvimento destas áreas. Outro ponto que devemos considerar são as vantagens da integração dos estudos e políticas de Turismo e Lazer, hoje tratados separadamente. Atualmente nos EUA e Europa o tempo de lazer já é maior que o tempo de trabalho, baseado nisso o sociólogo italiano Domenico de Masi, em uma visita ao Brasil disse que “o sécu

A QUALIDADE E A IMPORTÂNCIA DO TESTE DE SOFTWARE

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Testar custa tempo e dinheiro, não testar custa muito mais             A qualidade é uma grande motivadora de mudança e desenvolvimento nas diversas áreas da atividade humana. Na área dos negócios, a qualidade é um fator diferencial de competitividade entre as organizações e não há mais tolerância para "pequenos problemas", surge então as seguintes questões: 1- Como sobreviver nesse mundo? - para sobreviver e crescer será vital que as organizações tenham a garantia de poder produzir e comercializar produtos e serviços de alta qualidade. 2- Como alcançar essa alta qualidade? - melhorando os processos administrativos e produtivos e criando novas estratégias que atendam as necessidades dos clientes, com produtividade, redução de custos e cronogramas menores. Diante desse quadro, a “informação” desponta como uma ferramenta imprescindível, e a Tecnologia da Informação (TI) pode ser uma forte aliada, oferecendo altern

AS 8 PRINCIPAIS CAUSAS DE INFELICIDADE DO EMPREGADOR

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTFL-TM, ITIL Segundo alguns especialistas não existe felicidade no trabalho, ele é feito para trabalhar, sem distrações ou ilusões, e que, prazeres, alegrias, liberdade e romance só devem ser perseguidos fora do horário de trabalho. Quando publiquei em maio deste ano AS 10 PRINCIPAIS CAUSAS DE INFELICIDADE NO TRABALHO na visão do empregado, um amigo empresário me perguntou por que não escrevia também sobre as causas de infelicidade no trabalho sob a ótica do empregador. Vou relacionar as 8 fontes de infelicidade que considero como as mais relevantes. Se alguém se lembrar de mais alguma, por favor, me ajude a completar a lista. As minhas experiências como empreendedor não me deixaram muitas saudades, já tive serralheria, loja de produtos agropecuários, floricultura, consultoria em TI e um bar noturno. E nesta odisséia descobri que são inúmeras as angústias, temores e dilemas que afligem o empresário brasileiro, variando desde a motivação pessoa