Postagens

VALE A PENA SEGURAR UM FUNCIONÁRIO DESMOTIVADO?

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL       Conta uma lenda empresarial que um dia um líder de TI foi transferido de área em sua empresa, e que alguns de seus ex-funcionários pediram para que fossem transferidos com ele, pois não estavam satisfeitos e desmotivados com a nova gestão. O líder então solicitou a transferência, inclusive porque sua nova área estava necessitando de mais recursos. Recebeu uma resposta negativa, com a alegação de que não havia motivos para insatisfação e desmotivação, e que na verdade “achavam” que estes funcionários estavam muito felizes e que ele não deveria se preocupar.     Mas apesar de todos saberem que isto não era a verdade nada foi feito e o líder foi taxado de “antiético”. E qual o motivo real de não serem liberados? É que aqueles funcionários eram excelentes profissionais e a área não queria perde-los.   Pouco tempo depois alguns daqueles profissionais pediram demissão, outros se afastaram para tratamento de saúde e os demais es

A COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS. O PODER DAS PALAVRAS

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Recebi dezenas de emails sobre o post da semana passada, algumas pessoas comentaram que os problemas de comunicação estão entre as principais causas dos conflitos nas empresas, e questionaram se o desfecho do caso relatado não seria diferente se a comunicação fosse verbal ao invés de escrita. Eu tenho certeza que sim. As principais funções desempenhadas pela comunicação na empresa são: resolução de problemas; motivação; esclarecimento de dúvidas; tomada de decisões; e por último, mas muito importante, a gestão de conflitos e negociação. Para continuar neste assunto vou abordar dois temas importantes relacionados com a comunicação nas empresas, o primeiro é a valorização da comunicação escrita em detrimento a verbal (face a face) e o segundo tema é sobre os ruídos que ocorrem entre o envio e o recebimento de uma mensagem e os motivos que causam as diferenças de entendimento. Atualmente nas empresas só vale o que está escrito, ouvim

EMAIL CORPORATIVO, O QUE É RAZOÁVEL RESTRINGIR.

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL A idéia de escrever este blog foi ter um lugar para publicar artigos técnicos, dar minha opinião sobre assuntos diversos e criar um fórum para discussão. A promessa de “um post por semana” nem sempre é cumprida, não é fácil, às vezes por falta tempo e outras por falta de inspiração, mas faço o possível. Atualmente os acessos por mês passam de 3.000, mais do que eu esperava, e acho que a divulgação foi o principal motivo deste sucesso. No inicio divulgava apenas no Facebook e no Twitter, depois passei a enviar emails com o link e um pequeno resumo, foi quando as visitas aumentaram. Mas, o que isto tem a ver com o titulo deste artigo? Bem, envio a maioria dos emails de divulgação pelo meu endereço particular e para alguns contatos do trabalho utilizava o email da empresa, incluindo nesta lista os diretores e sócios da empresa. O motivo era a facilidade, pois já estavam no meu catálogo do Outlook e por entender que não deveria haver r

DICAS PARA PROVAS DE CERTIFICAÇÃO

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Passar em uma prova de certificação exige disciplina e dedicação. Você precisa de motivação, foco e muito estudo. Apesar de não mudar sua vida, a certificação pode ajudar muito em um processo de seleção de emprego. Comece fazendo um planejamento de estudo, monte um quadro de horário e siga religiosamente o planejamento, não se esqueça de reservar tempo para revisões. Faça o mesmo para os glossários, normas e material complementar. Responda todos os exercícios e simulados que puder, são eles que fazem a diferença, depois corrija e reveja as questões que errou, entenda porque errou. Invente novas perguntas. Marque a data do exame com antecedência e que deverá coincidir com o termino dos estudos. Utilize os últimos dias para rever os simulados e as perguntas que você inventou. Planeje com cuidado o trajeto até o local da prova, imprima o mapa e não descarte os imprevistos (eles sempre acontecem), saia de casa com antecedência. Dura

JOGUE SUA VAQUINHA NO PRECIPÍCIO

Imagem
Autor Desconhecido Qual é o seu sonho? Não venha me responder que é ser feliz, ter saúde, ver os filhos felizes blablablá blablablá. Isto é óbvio. Você quer e 99,99999% da humanidade também. Quero saber o que você quer profissionalmente, espiritualmente, socialmente, materialmente? Respondeu? Ok! Então porque não conseguiu conquistar até agora? Será que você não precisa matar sua Vaquinha??? Veja a história: "Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre. Resolveu fazer uma breve visita. Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado também com as pessoas que mal conhecemos. Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar: sem calçamento, a casa de madeira cheia de cupins, um casal e três filhos vestidos com roupas rasgadas e sujas...Então se aproximou do senhor, aparentemente o pai da família, e perguntou: - Neste lugar não