Postagens

COMO MELHORAR A PRODUTIVIDADE DOS SEUS FUNCIONÁRIOS

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL O grito de guerra empresarial do momento é “fazer mais com menos”, talvez você já tenha ouvido esta fase; mas o que importa realmente é que isto leva impreterivelmente a assumir mais responsabilidades e trabalhar mais horas por dia. Como a última coisa que queremos é ver nossos funcionários saindo da empresa devido ao estresse ou falta de motivação por não conseguir cumprir suas tarefas, a solução é aumentar a produtividade para atingir melhores resultados com os mesmos recursos e menos desgastes. O empregado é um ativo muito valioso e precisa ser aproveitado ao máximo. Melhorar a produtividade e a eficiência é uma grande preocupação para os empregadores e está no topo da lista de quase todas as empresas, mas fazer isso acontecer é um grande desafio. Como podemos aumentar a produtividade e a eficiência dos funcionários? Antes de elaborar um plano para melhorar a produtividade, devemos medir, analisar e definir metas para melhori

VOCÊ SABE COMO FUNCIONAM OS CRONOGRAMAS DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE?

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Você se lembra de quando foi a última vez que o cronograma de um projeto de desenvolvimento de software foi cumprido? Eu não me lembro. Nestes anos de vivência nas áreas de desenvolvimento e de teste, trabalhei em diversas companhias e com as principais empresas de desenvolvimento de software do país, e posso afirmar sem medo de errar, que o cumprimento dos prazos não é levado a sério. Ninguém realmente acredita nas datas planejadas. Uma pesquisa recente nos EUA revelou que no mundo, mais de 75% dos projetos de desenvolvimento de software são entregues com atraso. Acredito que no Brasil este número seja maior. Outra constatação é que tamanho não faz diferença, os atrasos estão uniformemente distribuídos entre projetos pequenos, médios e grandes. Esta notícia deveria ser preocupante, principalmente para uma indústria em que os prazos são tão importantes e os atrasos podem trazer consequências graves para as outras áreas do negóci

INTRODUÇÃO À TOMADA DE DECISÃO

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-TA, CTAL-TM, ITIL Definições de.ci.são sf (lat decisione) 1 Ação ou efeito de decidir ou decidir-se; determinação, resolução. 2 Coragem, intrepidez. 3Resolução ou sentença após discussão ou exame prévio. Antôn. (acepções 1 e 2): indecisão (Dicionário Michaelis). decisão do Lat. decisione s. f., ato ou efeito de decidir; resolução; deliberação; sentença; intrepidez; coragem; desassombro (Dicionário Universal da Língua Portuguesa). decisão – substantivo feminino – ato ou efeito de decidir ou de decidir-se; resolução após discussão ou exame prévio; deliberação; sentença; coragem. (Dicionário Porto Editora). Introdução à Tomada de Decisões De acordo com o artigo do Prof. Francis J. Aguilar – “Introdução à Tomada de Decisões”, o processo decisório ideal deve seguir por seis estágios: 1- Definir o problema / Estabelecer o objetivo – O que exatamente deve ser decidido? – em problemas complexos é o passo mais difícil. A relação causa/ef

METAS 2017

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Inicio de ano, e como sempre definimos as metas para o Ano Novo. Mas o que é META? De acordo com a definição do dicionário Michaelis : 1 Alvo, mira. 2 Fim a que se dirigem as ações ou os pensamentos de alguém. Ou seja, meta é o que queremos alcançar, é o nosso alvo, a nossa mira. Mas o que devemos considerar para estabelecer nossas metas:   As metas devem ser e specíficas – não pode ser genérica, você precisa especificar exatamente o deseja alcançar. As metas dever ser mensuráveis - tem que poder ser medida, quantificada, em tempo (dias ou meses), em percentual ou em valor monetário. As metas devem ser atingíveis – tem que ser possível e realista, as metas impossíveis desmotiva. As metas devem ser significativas – tem que ser importante, ter um significado para você. As metas devem ter prazo – tem que ter um prazo definido para conclusão.

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE MINIMIZAR IMPACTOS

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL 1. Introdução De acordo com Maurício Andrés Ribeiro, o contato entre diferentes civilizações é o grande processo que vivemos neste início de milênio. Em alguns casos, facilitado pelo desenvolvimento da ciência e das comunicações, esse encontro tem promovido mútua fertilização. Trocas culturais, mudanças de valores e comportamentos, transformações nos estilos de vida e aprendizagem são alguns de seus frutos. Em outros casos essa interação não tem sido pacífica, produzindo confrontos. Apesar de tudo o que se tem escrito a respeito da questão de controlar os impactos sociais, culturais e ambientais em uma sociedade, causados pelo desenvolvimento ou incremento do turismo, verifica-se que na prática pouco ou quase nada tem-se feito, evidenciando que esta questão está fora do alcance das maioria dos profissionais que carregam a responsabilidade de lidar com o assunto. Sabe-se, no entanto, das dificuldades pelas quais passam