Postagens

EMAIL CORPORATIVO, O QUE É RAZOÁVEL RESTRINGIR.

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL A idéia de escrever este blog foi ter um lugar para publicar artigos técnicos, dar minha opinião sobre assuntos diversos e criar um fórum para discussão. A promessa de “um post por semana” nem sempre é cumprida, não é fácil, às vezes por falta tempo e outras por falta de inspiração, mas faço o possível. Atualmente os acessos por mês passam de 3.000, mais do que eu esperava, e acho que a divulgação foi o principal motivo deste sucesso. No inicio divulgava apenas no Facebook e no Twitter, depois passei a enviar emails com o link e um pequeno resumo, foi quando as visitas aumentaram. Mas, o que isto tem a ver com o titulo deste artigo? Bem, envio a maioria dos emails de divulgação pelo meu endereço particular e para alguns contatos do trabalho utilizava o email da empresa, incluindo nesta lista os diretores e sócios da empresa. O motivo era a facilidade, pois já estavam no meu catálogo do Outlook e por entender que não deveria haver r

DICAS PARA PROVAS DE CERTIFICAÇÃO

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Passar em uma prova de certificação exige disciplina e dedicação. Você precisa de motivação, foco e muito estudo. Apesar de não mudar sua vida, a certificação pode ajudar muito em um processo de seleção de emprego. Comece fazendo um planejamento de estudo, monte um quadro de horário e siga religiosamente o planejamento, não se esqueça de reservar tempo para revisões. Faça o mesmo para os glossários, normas e material complementar. Responda todos os exercícios e simulados que puder, são eles que fazem a diferença, depois corrija e reveja as questões que errou, entenda porque errou. Invente novas perguntas. Marque a data do exame com antecedência e que deverá coincidir com o termino dos estudos. Utilize os últimos dias para rever os simulados e as perguntas que você inventou. Planeje com cuidado o trajeto até o local da prova, imprima o mapa e não descarte os imprevistos (eles sempre acontecem), saia de casa com antecedência. Dura

JOGUE SUA VAQUINHA NO PRECIPÍCIO

Imagem
Autor Desconhecido Qual é o seu sonho? Não venha me responder que é ser feliz, ter saúde, ver os filhos felizes blablablá blablablá. Isto é óbvio. Você quer e 99,99999% da humanidade também. Quero saber o que você quer profissionalmente, espiritualmente, socialmente, materialmente? Respondeu? Ok! Então porque não conseguiu conquistar até agora? Será que você não precisa matar sua Vaquinha??? Veja a história: "Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre. Resolveu fazer uma breve visita. Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado também com as pessoas que mal conhecemos. Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar: sem calçamento, a casa de madeira cheia de cupins, um casal e três filhos vestidos com roupas rasgadas e sujas...Então se aproximou do senhor, aparentemente o pai da família, e perguntou: - Neste lugar não

TURISMO E LAZER – OS DESAFIOS DO NOVO MILÊNIO

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Quando decidi pesquisar sobre este assunto defrontei-me com duas grandes dificuldades: a primeira é a sua enorme abrangência e a segunda foi que no decorrer das pesquisas percebi que apesar da relevância e de existirem inúmeros enfoques extremamente interessantes existem poucos profissionais envolvidos nesta área. Quase todos os artigos que encontrei citavam sempre os mesmos autores. Um problema que identifiquei imediatamente foi a falta de estudos nas categorias de “divertimento” e “descanso” dentro das atividades de Turismo e Lazer, que em suma acho que é um dos grandes problemas para o desenvolvimento destas áreas. Outro ponto que devemos considerar são as vantagens da integração dos estudos e políticas de Turismo e Lazer, hoje tratados separadamente. Atualmente nos EUA e Europa o tempo de lazer já é maior que o tempo de trabalho, baseado nisso o sociólogo italiano Domenico de Masi, em uma visita ao Brasil disse que “o sécu

A QUALIDADE E A IMPORTÂNCIA DO TESTE DE SOFTWARE

Imagem
Ricardo Bozzeda, MBA, CTFL-AT, CTAL-TM, ITIL Testar custa tempo e dinheiro, não testar custa muito mais             A qualidade é uma grande motivadora de mudança e desenvolvimento nas diversas áreas da atividade humana. Na área dos negócios, a qualidade é um fator diferencial de competitividade entre as organizações e não há mais tolerância para "pequenos problemas", surge então as seguintes questões: 1- Como sobreviver nesse mundo? - para sobreviver e crescer será vital que as organizações tenham a garantia de poder produzir e comercializar produtos e serviços de alta qualidade. 2- Como alcançar essa alta qualidade? - melhorando os processos administrativos e produtivos e criando novas estratégias que atendam as necessidades dos clientes, com produtividade, redução de custos e cronogramas menores. Diante desse quadro, a “informação” desponta como uma ferramenta imprescindível, e a Tecnologia da Informação (TI) pode ser uma forte aliada, oferecendo altern